quarta-feira, 2 de abril de 2008

As Pupilas do Senhor Reitor

Romance do Português Júlio Dinis.

Esse livro publicado em 1867, trata de temas típicos a Novela de Época.
Narra a história de duas irmãs órfãs:

Margarida que após a morte do pai vai morar com a “má-drasta” e com sua meia irmã Clara; Em sua infância, Margarida (Guida) se enamora de Daniel, filho caçula de José das Dornas, o Padre da cidade diante da descoberta desse namorico infantil sugere ao pai de Daniel que o mande para o Porto afim de formá-lo em Medicina, a sugestão é logo aceita e Daniel parte, deixando só, a garota Guida que vive amargurada com o desprezo que recebe de sua madrasta, mãe de Clara, que termina por adoecer e morre, deixando como tutor das meninas o Padre Antônio, o Senhor Reitor.
A Jovem Clara é moça feliz e de bom coração e demonstra grande admiração por Guida. Clara, por intromissão do Destino, por assim dizer, apaixona-se por Pedro, irmão de Daniel e primogênito de José das Dornas.
Às vésperas do casamento de Clara com Pedro, o Jovem Daniel, já formado em Medicina, volta à aldeia, logo à primeira oportunidade de conhecer a cunhada, Clara, Daniel se encanta e, esquecido do fato de sua infância (o namorico com Guida), investe na conquista da noiva de seu irmão, colocando toda a reputação da Família em risco.
Romance bem previsível, mas é um clássico, o mais célebre de Júlio Dinis, que na verdade não passa de um pseudônimo literário que o português Joaquim Guilherme Gomes escolheu para não comprometer sua carreira de médico.
Apesar de ser quase uma leitura obrigatória, o livro é de linguagem muito agradável, bem próximo do gênero das Telenovelas.
Nota: 9
PS: Falando em Telenovela, essa obra virou mesmo uma, produzida pela emissora SBT e exibida de 1994 a 1995. O livro de Júlio Dinis serviu como base para o texto de Lauro César Muniz que foi adaptado por Ismael Fernandes e Bosco Brasil.