sábado, 29 de março de 2008

Bisa Bia, Bisa Bel


Da nossa escritora Ana Maria Machado.


Em relação a livros infantis esse aqui é um fenômeno, vencedor de vários prêmios... Também não poderia ser por menos... Adorei-o logo de cara, e vale a pena dizer que foi o primeiro livro que eu li, e que foi por ele que senti vontade e me transformei em uma leitora obessessiva.


O contexto é lindo, fala da menina Isabel que conhece a Bisavó Bia através de um retrato de quando esta era pequena e estabelece com ela uma relação de amizade e troca de experiência.

O livro escrito em primeira pessoa, nos mostra todo o conteúdo dos pensamentos de Isabel, uma pré-adolescente, de sua Bisavó Bia e mais a frente de sua Neta Beta. Presente, passado (e por assim dizer, o futuro também) se contrastam, as idéias da Bisa Bia, que viveu em época mais conservadora, e suas constantes críticas ao comportamento de Isabel chega a ser cômico. Interessante quando uma outra personagem entra na história a Neta Beta, com uma outra versão, uma outra idéia, muito à frente do tempo de Isabel. A forma como a menina Bel absorve as informações da sua Bisa e da sua Neta e como ela as concilia com as suas próprias idéias, demonstram que a maturidade já é chegada.

Inteligente, Bonito e Comovente

Todas as crianças do mundo deveriam ler...

Nota: 9