terça-feira, 8 de abril de 2008

O Grande Gatsby

Do Escritor americano F. Scott Fitzgerald.

Romance característico, grande representante de uma "era", a Era do Jazz. Ambientada em New York e na cidade de Long Island na década de 20.
Escrito em primeira pessoa, abordando uma visão de mundo de Nick Carraway, um comerciante, vizinho de Jay Gatsby, um milionário conhecido, que oferecia muitas festas em sua mansão.
Apesar de ser um bom anfitrião, Gatsy é uma figura muito misteriosa, nenhum de seus convidados sabe a origem de sua fortuna, nem algo sobre sua vida, e isso o torna alvo de muitos comentários e desconfiança, embora todos se vanglorizem em seus bailes fartos.
Aos poucos Nick se vê em meio às badaladas festas de seu vizinho.
Nick vivencia com outros personagens como Tom Buchanan e sua esposa Daisy, que é sua prima. No decorrente da narrativa, nós vamos descobrindo junto à Nick os mistérios do Grande Gatsby, assim como seu amor platônico por Daisy e sua intenção ao oferecer tantas festas. (Jay Gatsby esperava que um dia, Daisy acabasse por frequentar uma dessas festas). Acompanhados de Nick, descobrimos também a traição de Tom, e conhecemos sua amante Myrtle.
Sendo um intermediário, Nick organiza um encontro entre Daisy e Jay. Outros encontros acontecem, mas essa história está longe de ter um final feliz, pois apesar da inconstância do Casal (Tom e Daisy) ambos nasceram um para o outro e são seus próprios reflexos.
No final, corações serão partidos (os nossos, risos!) e poderemos tirar nossas próprias conclusões à respeito do poder que o dinheiro exerce na vida do ser humano.
Esta obra nos mostra a visão de uma época em que os ricos eram idolatrados, o materialismo sem escrúpulos não tinha limite (pertencente aos anos de ouro da sociedade americana) e para muitos todos deveriam apenas viver felizes e ricos para sempre.

Nota: 8,5


PS: O filme foi gravado em 1974, com direção de Jack Clayton, e como representante da figura do Grande Jay Gatsby, o ator Robert Redford.